quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BEIJO DE FRADE





     O beijo-de-frade é uma florífera de textura herbácea muito popular. Suas folhas são lanceoladas, verdes, com bordos serrilhados. Os caules são suculentos, eretos e ramificados e podem ser verdes ou avermelhados. As flores axilares, são formadas durante todo o ano e podem ser simples, semi-dobradas ou dobradas, de coloração vermelha, creme, laranja, rósea, branca, roxa ou mesclada. Os pequenos frutos são como cápsulas e estouram ao mínimo toque quando maduros, lançando as sementes marrons.
     O beijo-de-frade é uma boa escolha para a formação de canteiros, bordaduras e maciços anuais, principalmente quando se deseja flores abundantes. Também pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas suspensas. O beliscamento do ponteiro da planta, quebra a dominância apical e estimula a ramificação. Atrai abelhas e borboletas.
     Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Adubações mensais estimulam uma intensa floração. Adapta-se melhor ao excesso de regas do que à seca. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor, mas é tolerante ao frio subtropical ou mediterrâneo. Multiplica-se por estaquia e por sementes, mas plantas mais sadias e bonitas são obtidas de sementes.

Medicinal:

  • Indicações: queimaduras, afecções de pele, dores articulares, disfagia
  • Propriedades: catártico, diurético, emético
  • Partes Utilizadas: folhas, flores, caule

Fonte:http://www.jardineiro.net/plantas/beijo-de-frade-impatiens-balsamina.html

0 comentários:

Postar um comentário