domingo, 21 de fevereiro de 2016

APRENDENDO COM RUTE A VENCER AS ADVERSIDADES


APRENDENDO COM RUTE A VENCER AS ADVERSIDADES

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Rute 1:16,17

        INTRODUÇÃO
       A história de Rute se passa nos tempos dos juízes, quando Israel estava mergulhado na corrupção moral, apostasia espiritual e infidelidade para com Deus. No final do livro dos juízes, a Bíblia relata que, por não haver rei em Israel, cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos (Deus levantava um juiz; o povo obedecia,quando o mesmo falecia, Israel saía do prumo por haver se misturado com povos idólatras e pagãos. Aí está o perigo, meus amados irmãos, não devemos nos misturar com  o  mundo, pois Deus quer de nós santidade, e santidade quer dizer separação de tudo o que nos afasta de Deus.
   
      A Bíblia nos diz que naqueles dias , houve uma grande fome em Israel, e no meio dessa turbulência uma família se destaca pela sua fidelidade a Deus: A família de Noemi (doce, feliz), Elimeleque (meu Deus é rei), junto com seus filhos Malom (doença) e Quiliom (fraqueza).
      Devido a essa fome, essa família saiu de Belém (Casa de Pão) e foi morar nos campos de Moabe.
Mas, ao invés de felicidade, encontraram desgraça e sofrimento.
Nós vemos que a ida da família de Elimeleque para Moabe não foi acertada, porque saíram da Casa de Pão para procurar sobrevivência , mas encontraram enfermidade e morte. Às vezes, tomamos decisões que pensamos estar certas, mas na verdade, erramos por não pedir a direção do nosso Senhor. Porém, o nosso Deus, que é grande em misericórdia, mesmo quando erramos ELE NOS ESTENDE A MÃO E NOS DÁ OUTRA CHANCE, PORQUE NOS AMA E É UM DEUS DE OPORTUNIDADES!!
       
       Rute, a moabita, entra na história dessa família quando se casa com Malom. Ela não conhecera seu sogro, que já havia falecido quando ela e Orfa se casaram com Malom e Quiliom, respectivamente,ficando Noemi viúva. Todos nós conhecemos a dor de perder alguém muito querido, e pr causa dessa dor, a tristeza e a amargura se instalaram no coração de sua sogra.
Depois de quase 10 anos que ficaram em Moabe, morrem também Malom e Quiliom, ficando Noemi e suas duas noras desamparadas. Por causa de tanta dor e sofrimento, e sabendo que Deus tinha visitado o seu povo em Belém, Noemi decide voltar para casa de pão levando consigo suas duas noras. Mas no meio do caminho,pede que elas voltem pois não teria mais o que lhes oferecer. Orfa, volta para sua terra, sua casa, seus deuses. O seu nome significa "NUCA" a nuca fica por trás do pescoço, nas costas,simboliza aquele tipo de amigo que, quando você mais precisa, lhe vira as costas.
     
      Porém, o texto sagrado no diz, no versículo 14, do capítulo 1º que "RUTE SE APEGOU A SUA SOGRA". E deus falou ao meu coração que, como Rute não abandonou Noemi, NOS MOMENTOS QUE NÓS MAIS PRECISAMOS, O AMIGO ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR, NUNCA NOS DEIXA SÓS. Aleluia !!!
Jesus disse em Mateus 28.20c "Eis que eu estou convosco , todos os dias até a consumação dos séculos.
     As adversidades na vida de Rute estavam pesando demais: a morte de seu esposo, do seu cunhado, a viagem para Belém com pouca provisão, a pobreza, a sua querida sogra triste e amargurada. mas é dentro dessa situação de calamidade que podemos ver :

AS DECISÕES QUE RUTE TOMOU PARA VENCER AS ADVERSIDADES

     1ª Decisão: RUTE DECIDIU BUSCAR REFÚGIO NO DEUS DE ISRAEL

Nos versículos 16 e 17 do capítulo Rute diz que o deus de Noemi será o seu deus, ela decidiu buscar socorro no Elshadai, o Deus todo poderoso que ela conheceu no convívio com sua sogra.

Em tempos de crise, não devemos fugir mas buscar socorro no Deus grande e tremendo que é refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmo 46). E esse deus, que é o teu e o meu socorro está te dizendo: Filho meu, filha minha, eu estou contigo !

     2ª Decisão: RUTE DECIDIU AGIR PARA MUDAR A SITUAÇÃO

No versículo 2 do capítulo 2, Rute pede a Noemi para ir ao campo, catar espigas, pois elas cegaram em Belém no início da colheita de cevada. Naquele tempo em Israel, havia uma lei mosaica em favor dos pobres, estrangeiros e das viúvas,que dizia que eles podiam catar as espigas que caíam no chão, para sobreviver.

O Rei dos reis e Senhor dos senhores, quer agir naquela situação que aflige teu coração, mas Ele está esperando que você tome a iniciativa, não deixe o problema fazer você ficar prostrado. Deus quer agir, quer te dar vitória, Ele está dizendo: Meu filho, reage que eu vou agir na tua causa !

3ª Decisão:RUTE DECIDIU OBEDECER A VOZ DE SUA SOGRA

Noemi, sabendo que Boaz, era seu parente remidor, (Remidor era um parente bem próximo de alguém que faleceu, que poderia comprar seus bens, caso ele não tivesse filhos nem irmãos) instruiu Rute para que ela mostrasse a Boaz que precisava de ajuda, e que pela lei do levirato, poderia casar-se com a viúva desse parente para protegê-la.

Rute obedeceu as instruções da sua sogra e Deus a abençoou. O nosso Deus se agrada da nossa obediência a sua Palavra. Pedro passou toda a noite pescando e não apanhou nada, mas Jesus mandou que ele jogasse a rede no mesmo lugar; Pedro , obedecendo a palavra de Jesus lançou a rede e vieram tantos peixes que quase não conseguiram puxá-los. Quer vitória ? Obedeça a Palavra De Deus!

4ª Decisão: RUTE DECIDIU DESCANSAR NOS PÉS DE BOAZ

Depois que Rute pediu a Boaz para que a resgatasse, salvasse, ela descansou deitada aos seus pés, na eira, dormiu tranquila porque sabia que a providência iria chegar.

Boaz, como remidor e salvador de Rute tipifica Jesus Cristo, que nos resgatou do mundo e nos chamou para a sua maravilhosa luz, e hoje Jesus te chama para mudar a tua história, e  alimentar a tua alma porque Ele é o pão da vida.

CONCLUSÃO
E se você está enfrentando alguma situação difícil, entrega ao Senhor a tua aflição, busca refúgio nEle, busca refúgio no Deus de Rute e Noemi, que nunca desampara os que são seus e descansa nos pés de Jesus, porque Ele está cuidando da tua história. Amém !!!!!

LADJANE SANTOS











10 comentários:

Unknown disse...

Amei vou usar como acrescento de minha saudacas hoje

Unknown disse...

Amei essa passagem poisé ela nus mostra como vencer as lutas do dia a dia

Unknown disse...

Louvado seja Deus,nosso Deus e fiel e nos dar força pra vencer todos os dias ❤🙌

Unknown disse...

Palavra poderosa é esta!!!👏👏👏👏

Unknown disse...

Palavra poderosa

Unknown disse...

Palavra tremenda

Unknown disse...

Palavra grandiosa!

Unknown disse...

Q Pa lavra tremenda e poderosa 😭

Unknown disse...

Muito forte essa palavra Deus e fiel

Unknown disse...

Aprendi muito com essa palavra.glofia a Deus.

Postar um comentário