terça-feira, 21 de outubro de 2014

DISCIPULADO - AULA 02 - HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS - CICLO BÁSICO


HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

      1. BREVE HISTÓRICO


      No dia 19 de novembro de 1910, chegaram ao Brasil, enviados por revelação divina dois missionários suecos: Gunnar Vingren e Daniel Berg. Este dois servos de Deus trouxeram para o Brasil a Doutrina Pentecostal. Chegando ao Brasil, instalaram-se na Igreja Batista em Belém do Pará, local onde desembarcaram quando chegaram aqui.Passaram então , a fazer reuniões pentecostais naquela igreja. Auxiliados pelo irmão Adriano Nobre, um presbiteriano, começaram a ter aulas de português. Logo que começaram a pronunciar as primeiras frases nesse idioma, passaram a evangelizar e a doutrinar. Testificavam do batismo com o Espírito Santo e da cura divina, pois haviam recebido a experiência do pentecostes. Nos Estados Unidos da América, de onde saíram de um seminário teológico, a doutrina pentecosta era novidade, pois lá só a conheciam teoricamente. Os que ouviam os ensinamentos dos missionários sobre tal doutrina, começaram a demonstrar interesse e passaram a frequentar mais as reuniões. Muitos deles iam diariamente visitar os missionários, ansiosos em conhecer mais a fundo a doutrina do Espírito Santo.
      Devido a essa doutrina que ensinavam, os dois mission´rios não foram bem recebidos pelas igrejas até então existentes aqui no Brasil: Batista, Presbiteriana, Anglicana e Metodista. Por outro lado, o interesse de alguns irmãos crescia cada vez mais. As irmãs Celina de Albuquerque e Maria de Nazaré foram as primeiras a confessar a fé na doutrina pentecostal. Consequentemente, essas irmãs foram as primeiras a receberem o batismo com o Espírito Santo. A irmã Celina no dia 08 de junho de 1911 e a irmã Nazaré no dia seguinte.
      Logo, os demais membros da igreja tomaram conhecimento do ocorrido e foram averiguar os fatos. Devido a esses acontecimentos, dois grupos se formaram no seio da igreja: - De um lado, os que criam na doutrina pentecostal; - De outro lado, os que não criam e nem estavam satisfeitos com a presença dos dois missionários.
      Esse clima de tensão, levou o seminarista Raimundo Nobre, que também não cria na doutrina, a expulsar os dois missionários e a excluir 19 membros que haviam recebido a doutrina naquela igreja. Entre os excluídos estavam a irmã Celina, seu esposo Henrique Albuquerque, a irmã Nazaré e o dirigente da igreja José Plácido da Costa.
      Esses irmãos resolveram se organizar em igreja no dia 18 de junho de 1911, na residência da irmã Celina. Inicialmente,  a igreja passou a chamar-se "Missão da Fé Apostólica". Posteriormente, a igreja transferiu-se para a Av. São Jerônimo,224.
      No dia 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como Assembleia de Deus. Primeira igreja no mundo a adotar este nome. daí em diante, espalhou-se por todo o país e consequentemente, por todo o mundo, tornando-se o maior movimento pentecostal, graças a ação do Espírito Santo.
      Conforme o censo de 1990,  a Assembleia de Deus contava com 14.000.000 (catorze milhões ) de membros em todo Brasil. Aí está a prova que o espírito Santos tem confirmado esta obra maravilhosa. Sua primeira Convenção Nacional foi realizada em 1926, na cidade do Rio de janeiro.
      O nosso principal órgão de divulgação é o jornal "Mensageiro da  Paz", fundado em 1930 pelo missionário Gunnar Vingren, sendo ele mesmo seu primeiro diretor. Esse peródico é editado pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Seu primeiro número circulou no dia 01 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro com o artigo que tinha como título: " A Estrela de Jacob", escrito pelo missionário Nils Kastberg.

       2. A ESTRUTURA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

       Assembléia de Deus no Brasil não possui dogmas pré-estabelecidos. Temos como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada. O nosso principal órgão representante é a Convenção Nacional que se reúne de dois em dois anos para deliberar. A diretoria é eleita nas reuniões plenárias. No intervalo de uma Convenção para outra, os assuntos eventuais são resolvidos por uma comissão executiva, eleita ao final de cada Convenção. A nível estadual ela se organiza igualmente através de Convenções Estaduais que por sua vez, são filiadas à Convenção Nacional.
       Na esfera municipal ou Regional, são organizados Ministérios ou Campos de Trabalho. Esses organismos constituem-se de uma Igreja sede e demais igrejas filiadas, sem limitações quantitativas. cada igreja filiada possui outros núcleos a ela filiados que são chamadas de Congregações. Cada congregação pode formar, de acordo com a sua área, outros pequenos núcleos chamados de Pontos de Pregação.


      3. A ESTRUTURA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM PERNAMBUCO

      No ano de 1918, chegaram enviados por Deus, os missionários suecos, Joel Franz Adolf Carlson e sua esposa Signe Charlota Carlson, em 12 de Janeiro de 1918. desembarcaram em Belém do Pará, onde se demoraram cerca de oito meses dedicados ao aprendizado da língua portuguesa. Logo depois seguiram para Recife/PE, onde desenvolveram a obra da pregação da palavra de Deus, Cheios do Espirito Santo. No dia 24 de Outubro de 1918, reunidos os irmãos, Joel e Signe Carlson, João Ribeiro e esposa Felipa Ribeiro, Josefa e a irmã Luíza, celebraram em caráter oficial o primeiro culto pentecostal, na Rua Velha, 27 – Bairro da Boa Vista, na residência do irmão João Ribeiro e neste culto Jesus batizou com Espirito Santo a irmã Felipa Ribeiro, que foi a primeira pessoa a receber a benção do pentecostes em Pernambuco. A obra foi crescendo de forma maravilhosa e templos foram inaugurados e implantados os trabalhos de Círculo de Oração, Escola Dominical e Campanha Evangelizadora. Após 24 anos de profícuo trabalho, no dia 26 de Agosto de 1940, o missionário Joel Carlson batizou 187 novos convertidos. No mesmo ano o Pastor Joel rendeu o espirito a Deus, serenamente adormeceu no Senhor. Os Anos passaram e Deus continuou abençoando o seu trabalho. No dia 23 de Maio de 1956, Deus levantou o Pastor José Amaro da Silva para Presidir a obra.
     O povo se multiplicou de tal forma que os templos ficaram pequenos. Daí nasceu no coração do Pastor José Amaro, o desejo de construir um grande templo para abrigar o povo de Deus. E foi com muito esforço e trabalho que o Templo Central foi inaugurado no ano de 1977, no centro da capital, à Av. Cruz Cabugá, 29, no bairro de Sto. Amaro. Após 21 anos como verdadeiro Apóstolo de Cristo á frente desta grande obra, o Pastor José Amaro da Silva foi recolhido ao descanso eterno, estava deste modo cumprida sua missão. Em 04 de Julho de 1977, foi eleito pela Convenção Estadual, o Pastor José Leôncio da Silva, que dando continuidade ao trabalho, realizando grandes empreendimentos que se reservaram para tempo oportuno, destacando-se entre eles, a organização da Secretaria de Missões e o envio de missionários para o exterior, iniciando pela Argentina, E.U.A., Peru, África do Sul, 
Moçambique, Guiné Bissau, Filipinas, Angola, Chile, São Tomé e Príncipe e Venezuela. Após 21 anos de abençoado trabalho, tanto na capital como no interior, o Pastor José Leôncio, jubilado, permanecendo entre nós e servindo ao Senhor com alegria. Em 06 de Outubro de 1998, foi eleito pela Convenção Estadual, o Pastor Ailton José Alves, sendo escolhido por Deus para cuidar do rebanho do Senhor Jesus.
      Era o cumprimento de várias promessas feitas por Deus, fazendo-as cumprir na íntegra, pois as palavras de nosso Deus são fiéis e verdadeiras. Durante o ano de 1999, a Igreja do Senhor no Estado de Pernambuco, estruturou vários departamentos já existentes, organizou outros que se faziam necessários, inaugurou para a glória de Deus, vários templos, e com muito esforço adquiriu Rede Brasil de Comunicação, com Radios em emissoras de canais de T.V e T.V sateslital. A Igreja agradece a Deus pela vida do Pastor Ailton José Alves, como Presidente da Assembleia de Deus em Pernambuco, função esta que tem desempenhado com humildade e temor a Deus, servindo aos santos da melhor maneira.

4. CARGOS ECLESIÁSTICOS

  • A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Recife, tem na direção dos seus ofícios religiosos, cargos com as seguintes ordenações, do maior para o menor:
  •  4.1 Ministros: Pastor Presidente, Pastor auxiliares e Evangelistas. 
  • 4.1.1 Pastor Presidente: É aquele que tem a responsabilidade diante de Deus e do mundo, de presidir a Igreja, administrando no âmbito religioso e social, conforme os preceitos Bíblicos, Cuidando do bem estar da noiva do Cordeiro, alimentando-a com a Palavra de Deus. 
  • 4.1.2 Pastor auxiliar: É o obreiro escolhido e consagrado, para auxiliar o Pastor Presidente nas suas atribuições pastorais e administrativas, estando sempre sob o comando do mesmo. Poderão ser consagrado a Pastor, conforme a necessidade da Igreja: Evangelistas, Presbíteros e Diáconos que sejam vocacionados por Deus e que tenham conduta moral e espiritual irrepreensíveis. 
  • 4.1.3 Evangelista: É o obreiro vocacionado por Deus para a pregação da Palavra de Deus, podendo eventualmente administrar a Igreja social e espiritualmente. Pode também exercer função pastoral, desde que delegada pelo Pastor Presidente.
  •  4.2.1 Presbíteros: É o obreiro separado e consagrado para propiciar um melhor controle às congregações. É função do Presbítero auxiliar o Pastor Presidente nas suas atribuições pastorais e administrativas nas várias congregações, estando os mesmos sob a supervisão dos ministros auxiliares. 
  • 4.3 Diáconos. 
  • 4.3.1 Diácono (Gr. Servo): É o obreiro separado e consagrado para o serviço temporal no templo, consoante preceitos bíblicos. Poderão ser consagrados Diáconos, membro da Igreja portadores de boa conduta moral e espiritual. 
  • 4.3.2 É dever do Diácono: • 
  • Servir a Santa Ceia. • Coletar dízimos e ofertas. • Cuidar da ordem durante o culto e ofícios religiosos. • Realizar atribuições designadas pelo Pastor Presidente. • Dirigir cultos, quando escalado. • Cuidar da assistência social da Igreja.
  •  4.4 Auxiliares de Trabalho (Oficial e Local): 
  • 4.4.1 Auxiliar Oficial: É o membro escolhido e separado para ajudar na direção de cultos considerados oficiais. 
  • 4.4.2 Auxiliar Local: É o membro escolhido e separado para a direção de cultos considerados locais, ou seja, pontos de pregação. 
  • 5. EXIGÊNCIAS DO ESTATUTO PARA EXERCER TAIS CARGOS:
  • 5.1 Ser de maior idade. 
  • 5.2 Ser batizado nas águas. 
  • 5.3 Ser batizado no Espírito Santo. 
  • 5.4 Ser do sexo masculino.

  • 6.AS MULHERES COOPERAM COM O MINISTÉRIO COMO: 
  •  6.1 Dirigentes e secretárias de Círculo de Oração. 
  • 6.2 Dirigentes e secretárias de Campanha Evangelizadora. 
  • 6.3 Professoras e secretárias em Escolas Dominicais.
  •  
  • 7.OUTROS COOPERADORES:
  • 7.1 Professores de Escolas Dominicais e Discipulado.
  •  7.2 Porteiros.
  •  7.3 Zeladores.

1 comentários:

Unknown disse...

Amém . Gostei de ler essas informações . pois só tenho um ano e dois meses que fui liberto pra onra e glória de Deus

Postar um comentário