sábado, 18 de outubro de 2014

DISCIPULADO - AULA 01 - INTRODUÇÃO AO DISCIPULADO - CICLO BÁSICO


        INTRODUÇÃO AO DISCIPULADO - AULA 01 - CICLO BÁSICO

      1. O que é discipulado?
       
É um relacionamento pessoal entre um discípulo maduro e outros novos discípulos, onde o primeiro ensina os últimos as doutrinas elementares do cristianismo. Esta palavra vem do latim “discipulato” e quer dizer “aprendizado”. 
       O nosso curso de discipulado tem a finalidade de instruir o novo convertido nos caminhos santos do Senhor Jesus. Em termos gerais, este curso terá a duração de seis meses e será dividido em três períodos ou ciclos, que dividiremos da seguinte maneira: 

1.1 Ciclo Básico (com 05 lições). 
1.2 Ciclo Intermediário (com 09 lições). 
1.3 Ciclo Avançado (com 08 lições), perfazendo um total de 22 lições. 

       A divisão deste curso será em três período. Foi idealizada e plenamente estuda para dar a vocês, meus novos irmãos em Cristo, mais entendimento em cada lição, que, se seguida com total dedicação e atenção, trará ao final, uma melhor compreensão do que é ser discípulo de Cristo.


  •      2. Alguns conselhos aos alunos
  •  2.1 A cada aula todo aluno deverá trazer 01(um) caderno, 01 (uma) caneta e 01 (uma) Bíblia para fazer anotações e analisar cada assunto de acordo com a Palavra de Deus. 
  • 2.2 A cada assunto falado, não deixe persistir dúvidas. Pergunte o que for preciso e o professor, na medida do possível, esclarecerá suas dúvidas. 
  • 2.3 Evitem faltar aulas sem necessidade. A frequência de cada aluno será fator essencial para a conclusão do curso. 
  • 2.4 No decorrer de cada aula abordaremos assuntos interessantíssimos e com certeza, você vai gostar. Vamos abordar temas que vão desde a sua iniciação como discípulo de Jesus até nossa chegada gloriosa nos céus. Que Deus nos ajude a aplicar em nossos corações.
     3.O que é discípulo? 

      É aquele que recebe ensino de alguém ou segue doutrinas e idéias de outra pessoa. Nos cinco primeiros livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos dos Apóstolos encontramos a palavra discípulo 269 vezes. 
     
 No Evangelho segundo escreveu João, no capítulo 08 e o versículo 31, Jesus usou a seguinte expressão a um grupo de judeus que criam Nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”.
  
       Portanto ser discípulo de Jesus é exatamente isso: permanecer na Sua palavra, guardar a Sua palavra, envolver-se com a Sua palavra, pregar e ensinar a Sua palavra e viver a Sua palavra. É por isso que estamos num curso de discipulado, para permanecermos na palavra de Jesus.

       O verdadeiro discipulado começou quando você reconheceu que era um pecador, que boas obras não lhe salvariam e que somente o Senhor Jesus, morrendo na cruz poderia te dar completa salvação.          Permanecer na palavra significa, ser perseverante, permanecer no ideal que você abraçou, com firmeza e sem olhar para trás. Jesus certa vez usou a seguinte expressão para nos ensinar a sermos perseverantes: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus (Lc 9.62)”. Em outras palavras isso quer dizer: “Aquele que abraça a obra de Deus e desiste por qualquer motivo, seja ele qual for, não foi aprovado para entrar no Reino de Deus.
       Por isso, devemos estar firmes, sempre procurando agradar ao Senhor, fazendo a Sua vontade, segurando firme no arado sem olhar para trás. E assim, alcançaremos a vida eterna com Cristo.

4 comentários:

Unknown disse...

OLA BOA NOITE EU QUERIA VE O CICLO IMTERMEDIARIO DO DISCIPULADO

Orisvani disse...

Sim quero

Orisvani disse...

Gostaria de entender mais sobre discipulado

Unknown disse...

Como faço pra adquirir esses ciclos pra discipulado ?

Postar um comentário