quinta-feira, 30 de outubro de 2014

DISCIPULADO - AULA 03 - TENDO UMA NOVA CONDUTA - CICLO BÁSICO


TENDO UMA NOVA CONDUTA

1.Tendo uma nova conduta

        1.1 Teus pecados foram perdoados.

        Um dos trabalhos mais interessantes do Espírito Santo é convencer o homem do pecado (Jo 16.8,9) e fazer com que ele confesse e diga: “Sou um pecador, estou errado e arrependo-me dos meus atos que desagradam a Deus”. 
        O homem atinge, pelo convencimento do Espírito Santo, a humildade de fazer a sua confissão publicamente. Para muitos, essa é a tarefa mais difícil, porém você conseguiu, e por sua decisão houve festa no céu (Lc 15.7). Confessando os nossos pecados a Deus e deixando as nossas práticas pecaminosas, alcançamos do Senhor misericórdia (Pv 28.13), porque Ele, o Senhor Jesus, é fiel em perdoar (1 Jo 1.9). 

        1.2 Tua vida foi transformada.
        Quando você se arrepende dos seus pecados, confessou e os deixou, Deus lhe perdoou. O que você fez anteriormente não será mais lembrado, pois os nossos pecados foram lançados nas profundezas do mar (Mq 7.19). Isso quer dizer que fomos justificados, pois as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17). Como nova criatura você está agora de posse da Vida Eterna (SALVAÇÃO EM CRISTO) que lhe proporcionará alguns desejos, como:

 1.2.1 Conhecer a Palavra de Deus e aplica-la em sua vida (1 Pe 2.2). 
 1.2.2 Ir ao Templo adorar ao Senhor (At 2.46).
 1.2.3 Louvar ao Senhor (Sl 148).
 1.2.4 Contribuir para a manutenção da obra do Senhor (Ml 3.10; 2 Co 9.7). 
 1.2.5 Amar os Irmãos (Jo 13.34,35). 
 1.2.6 Procurar agradar a Deus e não a si mesmo (Mc 8.34; 1 Ts 2.4).


        1.3 Você tornou-se filho de Deus 

        A partir do momento que você aceitou a Jesus como teu Salvador e Senhor, nasceste de novo (Jo 3.3), e passaste a fazer parte da família de Deus. Este nascimento espiritual significa que você agora é Filho de Deus, por adoção (Jo 1.12; Gl 4.5) e recebeste em teu interior o conhecimento da participação da natureza divina. Como filho de Deus você torna-se irmão de Jesus (Mt 12.50) e herdeiro de Deus (Gl 4.7). Veja como tudo mudou em sua vida, perceba a transformação miraculosa que Deus efetuou em você, pois como filho de Deus você tem:

 1.3.1 Uma nova mente (1 Co 2.16).
 1.3.2 Uma nova família (Ef 2.19). 
 1.3.3 Uma nova herança (Rm 8.17). 

       1.4 E como filho de Deus você deve :

1.4.1 Presta-lhe obediência (1 Pe 1.14). 
1.4.2 Imitá-lo (Ef 5.1). 1.4.3 Aceitar Sua disciplina (Hb 12.5-11). 
1.4.4 Promover Sua glória (Mt 5.16). 
1.4.5 Procurar ser perfeito 

       1.5 Você conseguiu a vida eterna 

       Você era uma pessoa que vivia em pecados, sem a menor esperança de salvação ou vida eterna. Porém, um grande milagre aconteceu: Ouviste o Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e creste. Ficaste livre da condenação eterna, pois Jesus assim disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24)”; ver ainda (Jo 3.16; 1 Jo 5.12).
       Enquanto permanecermos em Cristo, teremos vida eterna. Isso significa que, quem se afasta de Jesus, automaticamente perde a vida eterna. Crer significa aceitar o Seu ideal, e passar a fazer tudo o que Ele ensinou.


       2. Como conduzir-se a partir de agora

       Servir a Deus também implica em mudar certos hábitos que anteriormente eram frequentes em sua vida. Você é uma pessoa transformada pelo poder de Deus, a sua mente hoje é a mente de Cristo. O seu pensamento deve seguir as diretrizes traçadas por Deus, pois o apóstolo Paulo afirmou “não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20). 
       Hoje não devemos aceitar e tampouco participar das obras que são realizadas pelo mundo, pois a amizade do mundo é inimizade contra Deus (Tg 4.4). O mundo que o apóstolo Tiago fala não é o globo terra, mas o mundo no sentido de obras pecaminosas e desagradáveis a Deus. Façamos portanto, o que nos ensina o apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente... (Rm 12.2)”. 

      A transformação realizada em nós, não nos faz um “super- crente” e nem um “robô”. Não somos programados e nem conduzidos involuntariamente, mas nós temos que transformar o nosso modo de agir e de pensar. Cristo já no remiu, nos purificou no Seu sangue e nos justificou; daqui prá frente eu e você somos responsáveis pelos nossos atos, pois o Senhor já nos deu o que precisávamos, o direito de salvação. Agora nos resta o dever de servir com alegria ao Senhor, renunciando o pecado e combatendo toda sorte de mal.

     Crescendo cada dia no conhecimento da Palavra de Deus e seguindo o conselho do profeta Oséias: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor (Os 6.3)”. Você agora deve adquirir certos costumes que lhe farão progredir na fé e na sua carreira espiritual. Entre eles citaremos alguns:

     2.1 Ler a Palavra de Deus diariamente 
     Devemos ler a Palavra de Deus diariamente porque ela alimenta a nossa alma. Assim como a criança recém-nascida precisa do leite materno para alimentar-se e desenvolver-se de forma sadia, você que nasce de novo precisa da leitura da palavra de Deus para seu perfeito crescimento espiritual (Jr 15.16; Mt 4.4; 1 Pe 2.2). A palavra de Deus enriquece a nossa vida (Sl 119.72); Ela é a nossa defesa (Ef 6.17). Não esqueça: “Quando você está lendo a Bíblia, Deus está falando com você”.

     2.2 Ir aos cultos frequentemente
     Se tirarmos uma brasa da fogueira ela logo se apagará. Precisamos estar sempre na casa do Senhor e seguindo o conselho do escritor do Livro aos Hebreus: “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns” (Hb 10.25). Os cultos semanais, a Escola Dominical. Etc., proporcionarão um progresso mais rápido na compreensão da Bíblia e fortalecerão a sua fé.
     Nos cultos, mantenha-se diante de Deus reverentemente, controlando seus filhos, procure evitar brincadeiras, conversação e gargalhadas pois, tais comportamentos concorrerão para a desordem no culto. 
    Havendo reverência no culto, Deus revela o Seu poder salvando almas, batizando com o Espírito Santo, curando enfermidades, alimentando a igreja pela mensagem da palavra de Deus e trazendo plena paz e graça aos contritos.

    2.3 Levar uma vida de oração 
    A comunicação é a chave para todo tipo de relacionamento. Sem comunicação não há qualquer espécie de associação. Deus se comunica conosco através da Sua Palavra e nós nos comunicamos com Deus pela oração. 
    A oração é uma das principais atividades dos filhos de Deus. A vida de Jesus foi marcada pela oração (Mt 14.23). Ela é uma poderosa necessidade que vem do interior do homem. Sem oração o crente adoece e morre; pois “a oração é a respiração da alma” (Ev. D.L. Moody). 


    2.4 Mantendo comunhão constante com Deus 
    Através de uma vida de consagração com louvores, orações, jejuns, adoração, leitura, estudo e meditação na palavra de Deus você vai adquirir condições e força para vencer o pecado, tentações e embaraços que rodeia de tão perto, pois, “o pecado jaz à porta” (Gn 4.7).

    2.5 Entregando todos os teus caminhos ao Senhor 
    Isto significa dedicar totalmente a sua vida, seus talentos, seus bens materiais, sua família, sua cultura, seu corpo, enfim, que tudo sirva para glorificação do nome do Senhor, pois “fomos comprados por bom preço” (1 Co 6.20). Entendemos com isso, que nem fomos alugados e nem emprestados a Cristo, mas comprados. E assim sendo, somos propriedades Sua. Portando, tudo que fizermos, façamos para bendizermos o Seu Santo Nome (Sl 103.1,2).

    2.6 Amando ao Senhor Jesus sobre todas as coisas
    Amar a Deus não é apenas um mandamento, é uma necessidade vital. Dizer que ama a Deus e não seguir os Seus ensinamentos é tornar-se um mentiroso (1 Jo 4.20). No Antigo Testamento, Deus nos deixou os dez mandamentos (Êx 20.1-17). 
   Jesus resume-os em apenas dois: “Amarás, pois, ao Senhor de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses” (Mc 12.30,31). 
   É bom notar que a expressão observada por Jesus acima, não anula em hipótese alguma os dez mandamentos descritos no livro de Êxodo e Deuteronômio 5.7-21. O que o Senhor Jesus estava dizendo é que, quem ama a Deus sobre tudo e ao seu próximo como a si mesmo, cumpre todos os demais mandamentos. O amor é o vínculo da perfeição (1 Co 13; Cl 3.14).





0 comentários:

Postar um comentário