domingo, 28 de fevereiro de 2016

O JUSTO FLORESCERÁ COMO A PALMEIRA!!!

O JUSTO FLORESCERÁ COMO A PALMEIRA!!!



Os três últimos versículos do Salmo 92 falam-nos de uma maneira poética, de grandes promessas para os que andam em justiça. A linguagem usada pelo salmista é envolvida não somente por um brilho literário, mas sobretudo pela cuidadosa observação da natureza!
"O justo florescerá como a PALMEIRA". _ Às qualidades da palmeira: é uma árvore altamente resistente ao solo seco, ao terreno árido... É uma árvore que resiste de modo bastante interessante às fortes rajadas de vento, tão freqüentes nas regiões do Oriente. ilustrando a cena: _ Ela curva-se de um lado para o outro, para frente e para trás enquanto !E depois de tudo isto... aquele vendaval passa e a palmeira ainda está lá firme sem ser abalada ou caida no chão!
Pois é exatamente assim que acontece na vida do justo! Vem sobre ele o vento impiedoso da calúnia ou do abatimento ou qualquer outro mal, seja de origem humana ou mesmo procedente das forças das trevas; o cristão que confia no Senhor, que pacientemente espera no nosso Deus, curva-se, chora, muitas vezes se contorse... Mas lá está ele para contar as grandezas do Senhor!!!
Como muito bem observado pelo salmista: o justo não teme, ele muitas vezes se assombra com o mal que se agiganta contra ele; mas ele sabe que sua vida está nas mãos dAquele que nos justifica! Ele sabe quem o sustenta!
Outra qualidade muito importante da palmeira é o que ela representa para o viajante. Quando um homem, naturalmente sedento, vê que está se aproximando de uma palmeira, ele se enche de esperança e de alegria, pois ele sabe que naquele lugar será encontrado água...
Assim é também com o justo. Todos se alegram em estar perto dele; em beber da Fonte da qual ele mesmo se farta!
O salmista, reconhecidamente inspirado pelo Espírito Santo, faz outra comparação. Desta vez usa um paradoxo: se antes ele comparou o justo a uma palmeira, agora ele o compara ao CEDRO DO LÍBANO! "Crescerá como o Cedro do Líbano".
É fácil fazer uma idéia de uma palmeira, mas nós, ocidentais, temos uma certa dificuldade em imaginar um cedro do Líbano. Deixe-me tentar ajudar, fornecendo alguns detalhes: esta árvore chega a atingir cerca de 30 metros, é largamente empregada nas edificações, tanto por sua resistência quanto pela beleza de sua madeira; de modo que neste salmo, o escritor dá ênfase ao crescimento do Cedro. Esta árvore simboliza a força, a velhice sadia e vigorosa.
Assim Deus vê o justo! Aquele que aprendeu a confiar no Senhor! Está firme e não se abala. Nas palavras de Cristo, é aquele que pratica a fé que diz ter, pratica o que ouve nas meditações de seu coração quebrantado na presença de Deus. Por isso não se abala! O próprio Autor da Vida é quem guarda a sua vida e a sua morada!
Diz o versículo 13 : "Os que estão PLANTADOS na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus". Se considerarmos que florescer na Casa de Deus deve ser o alvo de todo cristão nascido de novo. Temos aqui a "receita"! A receita para uma vida cristã vitoriosa, para uma vida que realmente glorifique o Nome que nos outorga autoridade e salvação, consiste em ESTAR PLANTADO!
Notemos: o texto diz _ "os que estão PLANTADOS florescerão...", vemos que torna-se necessária uma análise mais cuidadosa deste verbo para compreendermos a lição transmitida pelo salmista...

Faremos aqui, três considerações:

1)A primeira coisa necessária para se estar plantado é TER RAÍZES. O que sustenta a árvore ao solo (além do milagre de Deus) são as raízes! Quando as raízes não estão firmes, pouco pode ser feito... Facilmente ela poderá ser arrancada. Elas não repassam ao tronco, aos galhos e às folhas os nutrientes necessários para o crescimento sadio para que possa florescer...
Isto é muito relevante e também revelador. Se compreendermos isto, com certeza, daremos mais importância à necessidade do verdadeiro ensino das Escrituras com prejuízo voluntário de nossos "momentos sociais cristianizados".
Observando a "Parábola do Semeador" vemos o Senhor Jesus enfatizando a fragilidade de uma planta sem raiz!
O salmista nos esclarece quando afirma que é necessário estar plantado e diz onde: na Casa de Deus!
Raízes nos falam também de fundamentos, de origem. Isto significa que as bases de nossa fé e doutrina e mesmo de nossa própria motivação para a vida, devem estar dentro da Casa de Deus e ali recebendo os verdadeiros nutrientes que farão sã a árvore toda!
Assim acontece com o justo, ele está arraigado na Casa de Deus e na presença de Deus tem o seu prazer!

2)A segunda coisa necessária para se estar plantado, é que no local onde está, a planta precisa RECEBER TRÊS COISAS essenciais: ÁGUA, LUZ e VENTO...
Isto significa que na Casa de Deus, o cristão precisa receber continuamente a Palavra de Cristo e receber Cristo como a Palavra Encarnada de Deus.
É muito significativo o que Jesus ensinou, reportando as escrituras do Antigo Testamento, quando disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede de Deus".
A ação dos citados fenômenos, (água, luz e vento) sobre a planta é que vai fazer que o milagre do crescimento aconteça de modo equilibrado e duradouro.
As intermináveis discussões sobre as estratégias evangelísticas voltadas para o rápido crescimento da igreja (algumas vêm sendo apresentadas com a "soberba" de doutrina!), jamais saciarão a sede de Deus que há no mundo! Muitas delas são cisternas, são bem intencionadas, mas são cisternas, e são incapazes de fazer fluir o Rio de Água Viva citado por Jesus. Para que se "forme um justo", precisamos de ÁGUA! A Água da Vida que vem do próprio Deus para o homem por meio de Cristo... É disto que o justo precisa para continuar sendo justo!
As reuniões sociais na igreja cumprem um papel apreciável no desenvolvimento da igreja, mas jamais poderão substituir o puro ensino da Bíblia, pois ela é a LUZ para direcionar o povo de Deus enquanto nesta vida... O justo precisa disto, se isto não estiver acontecendo, logo as folhas começarão a murchar... as flores começarão a deixar aparente a ruína iminente.
Para a sobrevivência da planta, como também do justo, é necessário também, para que permaneça plantado, o soprar suave do VENTO. O vento nada mais é que o refrigério do Espírito Santo a soprar sobre a fronte e o coração do justo. Falamos aqui, lembrando-nos das palavras de Jesus, ditas para Nicodemos: "O vento sopra onde quer..."; O justo precisa disto na Casa de Deus; não de emoções induzidas e de pouca duração... Falamos do mover contínuo e firme do Espírito na vida do povo de Deus, capaz de fortalecer o cansado e de abater o de dura cerviz, levando tanto um quanto o outro à obediência a Jesus Cristo.
Assim é com a Palmeira e com o Cedro do Líbano. Assim deve ser com o justo. Precisa estar PLANTADO na Casa de Deus, e lá, receber ÁGUA, LUZ e VENTO!

3)Agora vem uma coisa difícil de nos sujeitarmos... A terceira coisa necessária para estar plantado é ESTAR SUJEITO ÀS PODAS DO AGRICULTOR!!!
Para que servem as podas? Poderíamos começar dizendo que servem para cuidar da aparência. As podas são feitas para cuidar da forma. A planta quando podada torna-se mais bonita e demonstra que está sob os cuidados do Agricultor.
Porém as podas cumprem outros papéis ainda mais importantes. As podas têm o papel de possibilitar que a planta possa liberar novos ramos, novos brotos, de onde nascerão flores e frutos. As podas servem também para minimizar as possibilidades de pragas... Estas podas são realizadas nos galhos. Falta-nos falar de um outro tipo de poda. A que é feita nas raízes!
A poda das raízes é um processo bastante interessante! Com o passar do tempo, a terra, seja de um vaso ou mesmo num terreno, começa a perder seus nutrientes, e a planta que ali se encontra, começa a perder força. Seus galhos começam a diminuir a produção de brotos. E a solução é radical. Vamos a ela: - o processo consiste em calcular pelo tamanho da "copa", a posição aproximada das pontas das raízes, e, ao redor da árvore, cava-se uma vala até alcançar as raízes. Exatamente aquilo que sustenta a árvore deve ser podado: as raízes. Mas não são todas as raízes que serão cortadas. Serão cortadas apenas aquelas que estejam atrofiadas e sem perspectivas de "ramificação"...
Mas logo será manifestada a cura! Aquela mesma valeta será preenchida com uma nova terra, especialmente preparada, com os nutrientes devidamente balanceados. Isto fará que as raízes irão em busca dos novos nutrientes que irão revigorar a planta, proporcionando crescimento e reforço na sustentação.
Assim é também com o justo! Deve sujeitar-se às mãos hábeis do Agricultor. Ciente de que é o Senhor quem segura a ferramenta... O cristão que não se deixa podar, não cresce de modo sadio. Não produz ao gosto do Senhor. Como a planta que não é podada, que não tem brilho; assim se dá com cristão que não se deixa ser moldado por Deus.
Muitas vezes as nossas raízes, aquilo que nos sustenta e nos motiva começa a atrofiar, torna-se necessária uma poda em lugares que não estão visíveis a olhos humanos, é preciso uma poda no coração. Nos nossos princípios, em nossa escala de valores. Uma poda que subjugue nossa auto-avaliação. Fatalmente seremos "abalados"! Porém quem segura a ferramenta de poda é o Senhor. Logo virá a terra fresca, novos nutrientes, novos valores, novos rumos... O refrigério da visitação de Deus!
E o que pretendemos mostrar com tudo isto? Simplesmente que estas coisas são imprescindíveis para quem deseja FLORECER. E tudo se resume em estar PLANTADO NA CASA DO SENHOIR. E isto implica:

manter as RAÍZES na Casa de Deus,

ali receber ÁGUA, LUZ, e VENTO,

e finalmente, estar sujeito às PODAS DO AGRICULTOR.

Isto nos leva ao versículo 14, onde lemos que "Ainda na velhice darão frutos. Serão fortes e vigorosos". Eis o que sucede ao justo! Porque está plantado na terra onde o Senhor o pôs! Está em boa terra, resiste aos ventos e cresce e floresce cada dia mais!!
Os anos avançam... Mas ele permanece vigoroso conforme a força do Senhor!

O salmista finaliza (V.15) com uma mensagem que tem atravessado gerações, que é também a missão da igreja, - ANUNCIAR:

a retidão e bondade do Senhor,

a fortaleza que é o Senhor,

a justiça e a misericórdia do Senhor, tudo manifestado na grandiosa Salvação que Deus proporcionou por meio de Jesus Cristo.
Isto é o que podemos chamar de RESULTADOS NA VIDA DE UM JUSTO. Uma vida que consiste em PERMANECER na presença de Deus e FRUTIFICAR para exaltar o Nome do Senhor Jesus!!!

Fonte:http://evangelistaagmardutra.blogspot.com.br

1 comentários:

Pr Flávio da Cunha Guimarães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário