terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CRISTOLOGIA- PARTE TRÊS-A PESSOA DE CRISTO






A PESSOA DE CRISTO

I.SIGNIFICADO DOS NOMES "JESUS" E "CRISTO"

     O termo JESUS no grego significa SALVADOR  e no hebraico, JOSUÉ. A palavra "CRISTO" , no grego quer dizer UNGIDO, e no hebraico significa MESSIAS. O Cristo, quer dizer: O Messias, o Ungido, JESUS CRISTO, é portanto, o centro da história do mundo, bem como da história e da doutrina bíblica.

II. NOMES, TÍTULOS E OFÍCIOS:

                 NOMES:
1) Alfa e Ômega    - Ap.1.8
2)"O Amém" - Ap3.14
3) Fiel e Verdadeiro    -Ap19.11
4)Emanuel -Is 7.14; Mt 1.23
5)O Deus conosco -Mt 1.23
6) O Messias -Jo 1.41
7) O Último Adão - I Co 15.45
8) O Príncipe da Vida - At 3.15
9) O Princípio da Criação de Deus - Ap 3.14
10) Príncipe da Salvação -Hb 2.10
11) Cordeiro de Deus Jo 1.29
12)Cordeiro Ap 5.5,8
13) Cristo de Deus - Lc 9.20
14) Cristo o Rei -Lc 23.2
15) Cristo o Senhor - Lc 2.11
16)Cristo, o Filho de Deus Bendito -Mc 14.61
17)Deus Forte - Is 9.6
18)Deus Unigênito - Jo 1.18
19) Salvador do Mundo -I Jo 4.14
20) Eu Sou - Êx. 3.14; Jo 8.58

                  TÍTULOS E OFÍCIOS

Advogado  - I Jo 2.1
Amigo dos publicanos  - Mt 11.19
Apóstolo  - Hb 2.10
Sumo Sacerdote Hb 12.2
Governador dos povos  Is 55.4
O Guia  - At 2.6
Mediador   I Tm 2.5
Caminho  - Jo 14.6; At 19.9
Mestre  Mt 19.16; Jo 3.2
Legislador  Is 33.22
O Libertador Rm 11.25
O primogênito dos mortos  Ap 1.5
O primog~enito entre muitos irmãos Rm 8.29
Juiz dos vivos e dos mortos At 10.42
O resplendor da glória Hb 1.3
Redenção I Co 1.30



 III.  CRISTO EM SEUS TRÊS OFÍCIOS PRINCIPAIS:
                             PROFETA, SACERDOTE E REI


     Em todo o V.T., o Profeta era um porta voz de Deus; Cristo é o próprio Deus. O profeta em qualquer dispensação é mensageiro de Deus, primeiramente ao seu povo para estabelecer a verdade e depois, caso este povo esteja em declínio ou apostasia, chamá-lo de volta à verdade. Geralmente, a mensagem do profeta é de repreensão e apelo. A mensagem  de Cristo não foi diferente dos outros profetas e a maior parte do seu ministério preditivo ocorreu após sua rejeição como Rei. Como profeta, Ele mesmo identificou o seu ministério. ( Dt  18..15;18-19; Hb 1.1-2; Lc 4.18-19).
     Como Sacerdote, Cristo veio segundo a ordem de Melquisedeque - Hb cap. 7. A palavra sacerdote significa SACRIFICADOR- o que tinha o poder de oferecer vítimas à divindade. Hb 7.14; Rm 8. 34; I Tm 2.5; Sm 110. 4; Is 53.13; Hb 2.17.
COMPARAR: O sacerdócio levítico: Êx.28.1; Lv cap. 8; suas funções: Êx. 27.20,21; Lv. 6.12,10.11; 24.8; Dt. 17.8-13.

      O OFÍCIO SACERDOTAL DE CRISTO é um complemento do seu ofício profético.O profeta representa Deus para o povo; o sacerdote é um representante do povo à Deus. Sendo o povo pecador, o sacerdote tem que ser SACRIFICADOR ( Hb 5.1,2;8.1-3). Por essa razão, Cristo na Cruz tomou posse de seu ofício de Sumo Sacerdote, OFERECENDO-SE sem mácula à Deus (Hb 9.14), como agora Ele exerce um ofício de INTERCESSÃO sempre viva pelo seu povo (Hb 5.1,2; 8.1-3; 7.25), conforme o modelo do capítulo 17 de São João.

     O OFÍCIO REAL DE CRISTO está definido na aliança davídica ( II Sm. 7.16).
"... Porém a ua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti;teu trono será estabelecido para sempre...(v8-17). Estes versículos descrevem  a ALIANÇA (pacto) DAVÍDICO, sobre a qual o futuro reino de CRISTO deveria ser fundamentado e dava a Davi:"
     a) Promessa de posteridade na sua casa;
     b) Um trono simbólico de autoridade real;
     c) Um reino, ou governo sobre a terra;
     d) Certeza de cumprimento, uma vez que as promessas foram feitas a Davi. " Serão estabelecidas para sempre".

       O Cristo de deus, segundo a carne, veio da descendência de Davi...Rm 1:3-4; "... acerca de seu filho, que nasceu de descendência de Davi segundo a carne..."
        Salomão, cujo nascimento foi predito (II Sm 7.12) não recebeu a promessa de uma semente perpétua mas apenas a certeza de que construiria uma casa ao nome do Senhor (v 13), teria seu reino estabelecido (v 12), o seu trono (autoridade real) permaneceria para sempre e se Salomão pecasse seria castigado mas não deposto.
     
       A continuidade do trono de Salomão, NÃO A SEMENTE, demonstra a exatidão da profecia, Israel teve 9 dinastias enquanto Judá teve apenas 1. Cristo nasceu de maria que não veio da linhagem de Salomão (Jr 22. 28-30). Ele era um descendente de Natã,outro filho de Davi (Comp. Lc 3. 31-33). José , marido de Maria,era descendente de Salomão e através dele o trono passou legalmente a Cristo (Comp. Mt. 16-16).
       
        Portanto, o trono mas NÃO A SEMENTE, veio através de Salomão, cumprindo-se assim precisamente a promessa do Senhor a Davi. A promessa irrevogável de cumprimento perpétuo feita a Davi, contrastada em Salomão, é uma ILUSTRAÇÃO DO CARÁTER CONDICIONAL,dessa aliança conforme aplicada aos reis que o seguiram. A desobediência por parte dos descendentes de Davi resultaria em castigo, mas não em anulamento da aliança (II Sm 7.15; Sl 89.20-37; Is 54.3,8,10).
 E caiu o castigo, primeiro na divisão do reino sob Jeroboão e finalmente, nos cativeiros (II  25.1-21).Desde então, apenas um rei da família davídica foi coroado em Jerusalém e esse foi coroado com espinhos; porém a aliança davídica dada a Davi pelo juramento do Senhor e confirmada a Maria pelo anjo Gabriel, é imutável (Sl 89.20-37; Lc 1.32-33)  e o Senhor ainda dará  aquele que foi coroado de espinho: "O TRONO DE DAVI, SEU PAI", (Lc 1.31-33;At 2.29-32;15.14-17). Tanto Davi, como Salomão esperavam que a promessa seria literalmente para eles um reino terreno (II Sm7.18-29;Cr 6.14-26).
   
       O Novo Testamento nos mostra que o sofrimento e a glória da volta de Cristo estão separados pela aliança Davídica das bençãos através do poder, será cumprida (Lc 1.30-33; At 2.29-36;15.14-17), exatamente como a aliança Abraâmica através do sofrimento foi cumprida em sua primeira vinda (At 3.24-25; Gl 3..6-14).

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